Lendo agora:
Primavera de Rondônia
Matéria Completa 4 minutos em média para ler

Primavera de Rondônia

Fundada em 22 de junho de 1994, Primavera de Rondônia fica a apenas 30 quilômetros de Pimenta Bueno. Mas essa proximidade trouxe muitos períodos de abandono para a pequena população do município, que por longos anos era obrigada a se deslocar para o centro urbano maior e mais desenvolvido a fim de realizar muitos serviços essenciais, incluindo os financeiros. “Talvez seja essa proximidade que levou a cooperativa Sicoob Credip a inaugurar em Primavera de Rondônia a sua primeira agência fora de Pimenta Bueno”, revela o gerente da agência local, Ademir Machado Simplício. Aberta em 1998, a agência teve muitas dificuldades e quase fechou duas vezes. Mas a força do cooperativismo falou mais alto.

Em abril de 2015, o Sicoob Credip inaugurou um prédio novo e moderno para atender os mais de 600 cooperados ativos do município. “Mesmo após todos esses anos, o Sicoob continua sendo a única instituição financeira da nossa cidade, e supre perfeitamente todas as nossas necessidades”, diz o produtor rural aposentado José Carlos Alves.

“Já tive contas em dois bancos, num deles fui obrigado a abrir uma conta só para receber a aposentadoria, mas o atendimento sempre deixou muito a desejar, além de ter que pagar passagem todo mês até Pimenta só para receber o dinheiro da aposentadoria”, lembra José Carlos. “Eu e minha esposa fizemos a portabilidade para o Sicoob e hoje temos toda a comodidade de ser atendidos aqui, na nossa cidade”, destaca.

MBA

A funcionária pública Edilene Balieiro conta que teve muito trabalho para fazer a portabilidade do banco público onde recebia o
salário e trazer para o Sicoob. “Eles colocam sempre muita burocracia mas valeu a pena, não tem como comparar com o que o Sicoob oferece para minha família”, explica. “Em casa, somos todos cooperados, incluindo meu esposo e os dois filhos”.

Além dos produtos comuns, como seguros, poupança e aplicações, Edilene faz um curso de MBA em Gestão de Cooperativismo de Crédito, mantido pelo Sicoob Credip. “A cooperativa oferece o curso aos seus colaboradores e também para os cooperados, isso é cooperativismo de verdade”, elogia.

Atendimento Virtual

O comerciante Laurivaldo Fernandes Baleeiro, de Primavera de Rondônia, está reformando sua loja de materiais de construção. Além do comércio, ele tem rendimentos com a atividade leiteira, por meio de sua propriedade rural. Cooperado do Sicoob Credip desde 1998, Laurivaldo recebe o dinheiro do leite na cooperativa.

Ele também utiliza a máquina de cartões Sipag em sua loja, que permite parcelar as despesas de seus clientes. “A manutenção é a mais baixa de todas”, confirma. A filha adolescente é responsável pela administração virtual, como pagamento de contas pela internet. Tudo por meio do aplicativo Sicoob.

Aos 15 anos, Cinthia Guimarães Baleeiro divide seu tempo entre o colégio e a loja dos pais. “Ela cuida de tudo que envolve os aplicativos desde que tinha apenas 11 anos”, elogia a mãe, Andréa Pereira Guimarães. “Hoje, ela cuida de toda parte financeira da loja, vai na cooperativa, paga contas, faz transferências, verifica cheques e emite boletos, tudo pela internet”, confirma o pai.

Comentários Facebook
Digite o que deseja procurar e pressione Enter