Lendo agora:
Peixes com Certificação
Matéria Completa 3 minutos em média para ler

Peixes com Certificação

A Agroindústria Rodrigues, instalada no Sítio Itanhomi, zona rural de Vale do Paraíso, é um exemplo de empreendedorismo no interior do estado de Rondônia. Com apoio do Sicoob Ourocredi e Governo do Estado, a unidade industrial é a primeira a obter certificação e com capacidade de produção para abastecer não apenas a sua região, mas também outros estados.

A agroindústria funciona como entreposto de pescados e pertence aos irmãos Erivelton Rodrigues e José Carlos Rodrigues, com apoio do pai, José Rodrigues. A unidade faz o processamento do tambaqui e do pirarucu e distribui seus produtos em escolas públicas, supermercados e restaurantes de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

Em 2017, a Agroindústria Rodrigues participou da Chamada Pública do Ministério da Justiça e está fornecendo tambaqui processado para o Exército Brasileiro, abastecendo a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho. Agora, a agroindústria já se prepara para abrir novos mercados, nos estados de Goiás e de São Paulo.

Apoio

Durante a recente solenidade oficial de inauguração, no dia 29 de janeiro, o empresário Elivelton Rodrigues agradeceu o apoio do Sicoob Ourocredi e do Governo do Estado ao empreendi-mento. “A ideia da agroindústria surgiu em 2015. Começamos produzindo peixes em tanque escavado, uma ideia minha e do meu pai desde o princípio”, recorda.

No mesmo ano, foi comercializada a primeira remessa de peixe para Manaus. Mas os compradores selecionaram o pescado que queriam levar, deixando na propriedade uma quantia significativa da produção. “Foi aí que manipulamos a sobra, começa-mos a processar e a vender na região, então nós vimos a necessidade de legalizar a produção industrial dentro das normas de um entreposto de pescado e corremos atrás”.

Elivelton avalia que o incentivo recebido na propriedade pelo Sicoob Ourocredi, em 2017, foi fundamental para a consolidação do objetivo e de um sonho. “Quando a gente começou, meu pai José Rodrigues já era sócio do Sicoob Ourocredi, eu me tornei sócio e, desde então, a cooperativa deu total apoio ao nosso projeto”, recorda-se.

O Governo do Estado auxiliou a família Rodrigues cedendo técnicos da Emater e da Idaron, e mais recentemente por meio da Seagri, fornecendo um caminhão baú frigorífico para atender os piscicultores de Vale do Paraíso, no auxílio do transporte dos peixes até o entreposto da agroindústria.

Comentários Facebook
Digite o que deseja procurar e pressione Enter