Lendo agora:
Unidos para Crescer
Matéria Completa 2 minutos em média para ler

Unidos para Crescer

Há uma década, um grupo de empreendedores do ramo de oficinas mecânicas de Vilhena se uniu para trocar conhecimentos de gestão de suas oficinas. Para isso, eles criaram o Núcleo de Automecânicas de Vilhena. O grupo atualmente conta com 26 empresas do setor e continua se reunindo regularmente para treinamentos contínuos.

A iniciativa foi criada no dia 22 de setembro de 2007, quando ocorreu a primeira reunião. Na época, os empresários-mecânicos contaram com o auxílio do SEBRAE. O consultor e professor Vinicius Paiva da Silva, que na época era instrutor do SEBRAE, auxiliou a criação do Núcleo de Automecânicas de Vilhena. O então presidente da Associação Comercial de Vilhena (ACIV), Vilmar Saúgo, que atualmente é diretor-executivo do Sicoob Credisul, foi um dos principais inspiradores e apoiadores da iniciativa.

A ideia original era buscar a melhoria econômica de um segmento que se mostrasse promissor dentro do mercado local. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que a cidade de Vilhena concentrava 24% dos reparos em caminhões no estado de Rondônia. A cidade fica num ponto estratégico, na divisa de Rondônia e Mato Grosso, e possui acesso por duas rodovias federais, BR-364 e BR-174. Por isso, preparamos o setor de mecânica para torná-lo uma referência no estado”, recorda Vinicius.

A iniciativa deu certo. O nível de conhecimento de liderança e gestão dos empresários-mecânicos aumentou e o índice de qualidade geral das oficinas também subiu. Os empresários de mecânica continuam se reunindo e se aperfeiçoando e há participantes de mecânicas de veículos leves quanto pesados. “A cada 15 dias os participantes do núcleo têm aulas de gestão e liderança”, destaca o empresário-mecânico Jurandir Monteiro, atual presidente do grupo.

Associativismo no Sangue

Atualmente, o Núcleo de Automecânicas de Vilhena tem o apoio do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Rondônia (SINDIREPA/RO). A entidade tem como objetivo representar os empresários-mecânicos rondonienses. “Queremos transformar o mecânico de Rondônia em empresário-mecânico”, diz o presidente do sindicato, Edson Vander Cordeiro. “Acreditamos no poder do associativismo”, conclui.

Comentários Facebook
Digite o que deseja procurar e pressione Enter