Lendo agora:
BOA VISTA
Matéria Completa 2 minutos em média para ler

BOA VISTA

A capital de Roraima é uma cidade planejada em formato de leque, com ruas largas e limpas. Situada na margem direita do Rio Branco, tem população de 375 mil habitantes, que corresponde a cerca de dois terços de todo o estado. É a única capital localizada totalmente ao norte da linha do Equador e a mais distante de Brasília (DF).

Fundada em 1890, concentrava a produção das fazendas de gado da região, que abasteciam Manaus. A partir da década de 1940, Boa Vista ganhou seu traçado urbano atual, organizado de forma radial, com forte influência europeia, inspirado nas ruas e avenidas de Paris. As principais avenidas convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos poderes estaduais, além de pontos culturais (teatros e palácios), a catedral diocesana e o centro financeiro.

São apenas quinze municípios em todo o estado, para uma população de pouco mais de 440.000 habitantes. A unidade federativa menos povoada (em média, duas pessoas por quilômetro quadrado) do Brasil, localizada no extremo norte, Roraima ainda está um pouco isolada do resto do país (uma única rodovia liga Boa Vista a Manaus). Para o turismo, porém, essa reclusão representa conhecer uma Amazônia com menos interferência do homem.

Comentários Facebook
Digite o que deseja procurar e pressione Enter