Lendo agora:
A Capital do Extremo Norte
Matéria Completa 3 minutos em média para ler

A Capital do Extremo Norte

A Capital do Extremo Norte

Manaus, a capital do estado do Amazonas, com mais de dois milhões de habitantes, está situada às margens do Rio Negro, fincada no centro da floresta amazônica. Dentro do maior centro urbano da região norte, atuam duas cooperativas de crédito do Sistema Sicoob Norte: são as cooperativas Sicoob Manaus e Sicoob Credempresas.

A Cooperativa Sicoob Manaus nasceu com a missão de atender preferencialmente os funcionários públicos da Secretaria Estadual da Fazenda, a Sefaz. “Quando foi criada, nos anos 2000, a cooperativa ainda não pertencia ao Sistema Sicoob”, recorda o presidente da Sicoob Manaus, José Carlos Castelo.

A partir do ano de 2010, a cooperativa foi integrada ao Sicoob e passou a utilizar a ampla rede de produtos e serviços do sistema. “Atualmente, a Sicoob Manaus trabalha em regime de livre admissão, ou seja, todas as pessoas podem se associar, abrir contas e se beneficiar das vantagens exclusivas de serem cooperadas ao Sicoob”, diz José Carlos Castelo.

Ele destaca o forte apelo tecnológico, que vem sendo a principal marca do Sicoob em nível nacional. “O Sicoob vem trabalhando para que o seu público tenha acesso às mais modernas tecnologias, incluindo aplicativos que permitem hoje que cerca de 40% de seus cooperados sejam oriundos de um público jovem e habituado com tudo que se refere à inovação”, analisa.

“Motivado pela facilidade dos aplicativos do Sicoob presentes nos celulares, esse público resolve tudo online”, diz. “Mas também temos uma fatia de público que se habituou a ir até a sua agência, faz parte da cultura do cooperativismo, aquele ambiente de amizade, onde a gente conhece a todos e ainda se trata pelo nome”, ressalta.

Sicoob Credempresas

A Cooperativa Sicoob Credempresas surgiu a partir de reuniões na Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio). Voltada desde o seu início, há cerca de 15 anos, para um público formado por comerciantes e empresários de Manaus, a Credempresas modernizou sua estrutura física e inaugurou novas instalações dentro de seu espaço tradicional, em anexo ao prédio da federação.

Para o presidente da Sicoob Credempresas, Enok Luniere, o cooperativismo de crédito ainda tem muito espaço para crescer nos grandes centros, como Manaus. “As vantagens do cooperativismo do Sicoob já foram assimiladas em muitas regiões do país, especialmente pelo interior, mas acredito que agora caminhamos para que esse modelo financeiro passe a ser reconhecido também pelo grande público, nas principais capitais brasileiras”.

No caso da Credempresas, Enok Luniere destaca o viés empresarial da cooperativa. “Temos um público específico formado por empresários e a presença do Sicoob tem feito a diferença em todos esses anos”, diz.

“O país vive um momento de crise e isso logicamente afeta a todos, e em especial o público empreendedor, mas não há dúvida que uma instituição como o Sicoob tem todas as condições de contribuir para alavancar nossos empreendedores, com produtos e serviços de alto nível e as taxas mais competitivas do mercado”, resume.

Comentários Facebook
Digite o que deseja procurar e pressione Enter